Análise da dinâmica do consumo na intermediação solidária

Inquérito aos antigos consumidores da empresa de comercialização La Justa

Autores

  • Luciana Fingermann Instituto de Investigación y Desarrollo Tecnológico para la Agricultura Familiar, Región Pampeana, Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria INTA. La Plata, Argentina.
  • Belen Sendin Secretaría de Políticas Sociales, Universidad Nacional de La Plata. La Plata, Argentina.
  • Paula Fontana Facultad de Ciencias Veterinarias, Universidad Nacional de La Plata, La Plata, Argentina.
  • Luis Mosse Instituto de Investigación y Desarrollo Tecnológico para la Agricultura Familiar Región Pampeana, Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria, INTA. La Plata, Argentina.
  • Fernando Laya Secretaría de Políticas Sociales, Universidad Nacional de La Plata. La Plata, Argentina.
  • Sergio Dumrauf Instituto de Investigación y Desarrollo Tecnológico para la Agricultura Familiar Región Pampeana, Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria, INTA, Universidad Nacional de La Plata. La Plata, Argentina.

Palavras-chave:

Comerciantes solidários, economia popular social e solidária, agricultura familiar

Resumo

Para além das tradicionais feiras de agricultura familiar, nos últimos anos foram acrescentados vários canais de comercialização inovadores à distribuição de alimentos provenientes da agricultura familiar, camponesa e indígena (AFCI) e da economia popular social e solidária. Entre essas modalidades que buscam redefinir os vínculos entre produtores e consumidores estão os feirantes solidários, como La Justa. Trata-se de uma experiência que surgiu em março de 2020, no contexto da pandemia da SARS-COVID 19, que levou ao fechamento de feiras presenciais de venda direta de produtores a consumidores, e sua ressignificação no contexto de medidas de isolamento e distanciamento. Este artigo apresenta os resultados de um inquérito online realizado em maio de 2022 junto de antigos consumidores que em algum momento compraram La Justa mas que por alguma razão deixaram de o fazer, abrangendo assim um segmento pouco estudado no campo académico. Isto permitiu-nos conhecer as motivações que orientam as compras dos consumidores, bem como as razões pelas quais já não compram no La Justa, elementos de grande relevância para gerar mudanças para melhorar a comercialização dos seus produtos.

Referências

Barrios, A; Dumrauf, S. (2021), Comercializadora Universitaria La Justa. Experiencia de intermediación solidaria y economía popular en el marco de la pandemia. XII Jornadas de Investigación, Docencia, Extensión y Ejercicio Profesional, realizado del 18 al 22 de octubre 2021, en La Plata, Buenos Aires. Disponible en http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/130181

Caracciolo, M. (2013). Estudio de los consumidores de la feria de la agricultura familiar Manos de la Tierra. Aportes para la construcción de la Economía Social y Solidaria. Buenos Aires: Ediciones INTA

Craviotti, C.; Soleno Winches, R. (2015). Circuitos cortos de comercialización agroalimentaria: un acercamiento desde la agricultura familiar diversificada en Argentina. Mundo Agrario, vol.16 (33). Disponible en: disponible en: https://www.mundoagrario.unlp.edu.ar/article/view/MAv16n33a01/7126

Cremaschi, A; Bravo M.L. y Scatturice D. (2013). La Feria Manos de la Tierra como canal alternativo, potencialidades y principales problemáticas. Estudio de caso de comercialización en el Cinturón Hortícola Platense. Buenos Aires: Departamento de Desarrollo Rural, Facultad de Ciencias Agrarias y Forestales, Universidad Nacional de La Plata.

Fingermann, L. (2016). Representaciones de los productores/feriantes de la Feria de Pequeños Productores Familiares Manos de la Tierra, del productor al consumidor, en torno a la construcción de mercados de la economía social y solidaria. (Trabajo Integrador Final). Especialización en gestión de la Economía Social y Solidaria. Universidad Nacional de Quilmes, Quilmes

Fontana, P.; Valera, A.; Sendin, B; Duré, S.; Compagnucci, M.; Dumrauf, S. (2022). “Estrategias de intermediación solidaria desde la UNLP: Comercializadora Universitaria de la Economía Social y Solidaria La Justa. En XVII Seminario Internacional PROCOAS, realizado el 10 y 11 de noviembre de 2022, en São Carlos (SP), Brasil. Disponible en https://www.numiecosol.ufscar.br/pt-br/pesquisa/xvii-seminario-internacional-procoas/caderno-de-resumos

Perret, M. (2017) Comercializadoras Solidarias: abriendo caminos para la economía social y solidaria. En Caracciolo, M (Coordinadora). Economía Social y Solidaria en un escenario neoliberal: algunos retos y perspectivas. Buenos Aires: CEUR/ CONICET- EE.

Sendín, B, Fontana, P, Fingermann, L, Dumrauf, S, Mosse, L, Laya, F. (2022) Escenarios pospandémicos: Análisis de las ventas en la comercializadora universitaria “La Justa”. En Segundo Encuentro Nacional y Congreso Científico Periurbanos Hacia el Consenso, realizado en febrero de 2022, en Buenos Aires.

Viteri, M. L.; Moricz, M.; Dumrauf, S. (2019). Mercados: Diversidad de prácticas comerciales y consumo. Buenos Aires: Ediciones INTA.

Publicado

2023-12-27

Como Citar

Fingermann, L., Sendin , B., Fontana, P., Mosse, L., Laya, F., & Dumrauf, S. (2023). Análise da dinâmica do consumo na intermediação solidária: Inquérito aos antigos consumidores da empresa de comercialização La Justa. Otra Economía, 16(30), 65-80. Recuperado de https://revistas.ungs.edu.ar/index.php/otraeconomia/article/view/804
سرور مجازی ایران Decentralized Exchange

Edição

Seção

Economia Social e Solidária: experiências e sujeitos
فروشگاه اینترنتی